Notícia

Palestra, exposição e apresentação musical no 21º aniversário do Arquivo Público

Evento aconteceu na noite desta quinta-feira (19), no Palácio da Cultura, contando com a presença de autoridades e convidados.

A comemoração do 21º aniversário do Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, realizada no Palácio da Cultura nesta quinta-feira (19), contou com palestra, exposição e apresentação musical. O evento foi promovido pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), reunindo autoridades e representantes da sociedade civil, tendo como ponto alto a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) e Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), garantindo recursos de R$ 20 milhões para a restauração do Solar do Colégio, sede do Arquivo, que fica em Tocos, na Baixada Campista.
Recepcionada pela presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas, e pela coordenadora do Arquivo, Rafaela Machado, a professora Claudia Atallah, da Universidade Federal Fluminense (UFF) campus Campos dos Goytacazes, proferiu a palestra “Demarcação dos territórios de poder no pós-independência: a criação da comarca de Campos dos Goytacazes e o acervo do Arquivo Municipal Waldir Pinto de Carvalho”.
“Fico muito honrada com a oportunidade de participar das festividades do aniversário do Arquivo, que é parceiro do curso de História da UFF. O acervo guardado no Solar do Colégio é importante para Campos e para todo o Brasil, tamanha a riqueza de seus documentos. Meus estudos sobre a demarcação dos territórios da região e a criação da Comarca de Campos, em 1833, contaram com documentos do Arquivo para sua fundamentação”, detalhou Claudia Atallah.
O público que acompanhou a comemoração do 21º aniversário do Arquivo conheceu, em primeira mão, a exposição “Cinco séculos de história: o açúcar e a formação histórico e cultural dos Campos dos Goytacazes”, com 12 módulos de conteúdo dispostos em um moderno painel expositor, detalhando a história do ciclo da cana no município.
A atração musical da noite foi o grupo Scherzo Quartet, formado pelos jovens músicos campistas Marlon Beraldi (violino), Felipe Diamantino (viola), Pedro Carvalho (violoncelo) e Karolline Chaves (flauta). No repertório, destaque para “Incatations”, de Richard Meyer; “Carinhoso”, de Pixinguinha e “Tico-Tico no Fubá”, Zequinha de Abreu.