Prosseguem inscrições do Curso Educação para o Patrimônio Cultural

Curso será ministrado no Teatro Municipal Trianon, gratuitamente, nos dias 16 e 17, através de parceria entre a FCJOL e o Inepac, com duas turmas.

A Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) promoverá em parceria com o Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), nos dias 16 e 17, no Teatro Municipal Trianon, o Curso Educação para o Patrimônio Cultural. As inscrições são gratuitas, sendo realizadas através do link (AQUI), até amanhã (sábado, 14). A ação faz parte da 20ª Semana Nacional dos Museus, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que acontece entre os dias 16 e 22. A atividade também marcará as comemorações do 10º aniversário do Museu Histórico de Campos dos Goytacazes, que será celebrado em junho.
O curso é voltado para professores das redes municipal, estadual e particular; gestores; agentes culturais e comunidade. Serão montadas duas turmas, com uma carga horária de oito horas, sempre das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30. Os interessados terão a oportunidade de escolher o dia em que desejam participar, tendo como opções 16 ou 17 de maio. O curso terá um cronograma de dois módulos, sendo o primeiro responsável por embasamento teórico e conteúdo expositivo; e o segundo voltado as oficinas, com o objetivo de praticar as diferentes possibilidades de se tramalhar o patrimônio dentro do ambiente escolar.
“A grande procura pelo curso nos fez tomar a decisão de realizá-lo no Trianon, possibilitando a formação de turmas com um quantitativo maior de alunos. Será uma importante oportunidade para quem deseja conhecer conceitos de patrimônio cultural material e imaterial, bem como o significado dos atos de tombamento e registro, lugar e espaço de memória”, detalha a presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas.
O Curso Educação para o Patrimônio Cultural faz parte do Programa de Formação em Cultura, Saberes Culturais (ProFoC), um dos eixos do programa Culture, Campos – com horizonte!, que norteia a gestão cultural do município.